Educação

Neste dia 15 de março de 2017 a Unidade Escolar Municipal Severo Eulálio através do seu coordenador  Fabiano Raimundo dos Santos, realizou a comemoração do dia da escola  onde foi trabalhado de forma lúdica e divertida a história da mesma . O coordenador repassou o histórico da escola como data de construção e objetivos de sua fundação.

Na ocasião, gestores, coordenador,  professores e alunos debateram sobre a importância da escola para a vida e para a sociedade. Bem como as regras de convivência para que a escola seja justa e bela para todos.

Durante o evento foi realizado inúmeras brincadeiras e premiações aos alunos participantes, com o intuito de transformar a escola em um lugar onde aprender pode ser  animado e divertido.

Nosso objetivo é desenvolver nos educandos o gosto pela escola e consequentemente melhorar o processo de ensino aprendizagem.

Confira as imagens:

 

Fonte: Coordenador: Fabiano Raimundo dos Santos 

 

Com “o título: “Desmancha Feliz”, a aluna Roberta da Silva Sousa da Unidade Escolar Municipal Severo Eulálio, 8º ano “B”, através das memórias da sua vozinha nos fez viajar no túnel do tempo para, assim, reviver a magia de momentos inesquecíveis, de um dia encantado em uma desmancha feliz no aviamento do Seu Chichico em um agradável povoado ( Baixio ), passando pela seleção da escola (Severo Eulálio),  a qual ela faz parte, pelo município e pelo Estado, conseguiu levar o nosso município,  pela primeira vez, a semi - final dessa olimpíada ( 5ª edição), na categoria “MEMÓRIA”, conquistando a medalha de bronze, motivo de orgulho para nós São Joseenses, especificamente para nós família “Severo Eulálio”. A premiação aconteceu em Fortaleza, no dia 18 / 11.

Segue o texto criado pela Aluna Roberta:


MEMÓRIAS LITERÁRIAS

 

Desmancha Feliz

 

Amanheceu e mais um dia se passou, é tão bom levantar e sentir aquele cheirinho de terra molhada, de mão de poeira, de mandioca... Era assim o início dos meus dias.

Sinto saudades desse tempo, a mamãe me acordava cedo pra ir para o aviamento, levantava às cinco da manhã em ponto, para poder primeiro tomar o café e depois ir para a desmancha, ou seja, para a farinhada. Quando eu lá chegava, as mulheres me recebiam muito bem e, eu já procurava o meu tamborete de madeira para me sentar e começar a raspar mandioca. O rádio já estava ligado tocando umas músicas de Luiz Gonzaga, como: xote das meninas, asa branca, entre outras... Enquanto o rádio tocava, nós, as raspadeiras, acompanhávamos o ritmo e ficávamos cantando até umas horas...

Na parte de trás do aviamento, ficavam os homens ralando a mandioca, imprensando massa, torrando farinha... Ah! Quanta saudade desse tempo! Achava maravilhoso quando eles traziam uma bacia de farinha para nós experimentarmos, era muito bom sentir o gostinho de farinha que acabava de sair do forno. Traziam também grandes beijus quentinhos que comíamos acompanhados de ovos estrelados, leite e chá... Hum, era muito bom! São muitas as recordações desse tempo gostoso.

O aviamento no qual desmanchávamos era bem grande, de chão batido, paredes baixinhas, feito de taipa. Lembro-me que enquanto trabalhávamos, eu, minha vó e outras companheiras ficávamos dando risadas, contando histórias e raspando as mandiocas... Nossa! Era maravilhoso! O tempo chegava a voar, pois enquanto alegremente conversávamos o tempo ia passando. O árduo trabalho se tornava prazeroso e divertido.

Quando menos esperávamos o dono do aviamento, seu Chichico e seus ajudantes chegavam com o trator cheio de mandioca, tão cheio que quase não dava para os ajudantes virem no transporte também. Usavam jacás para descarregar a carga e, ao fazerem isso, perguntavam se podiam colocar em cada monte das raspadeiras um ou dois jacás cheios de mandioca. Aceitávamos conforme a nossa disposição e o nosso trabalho alegremente continuava.

         Achava uma maravilha quando a sede chegava, porque eu adorava ir beber água em um monte de potes que tinham no aviamento, a água era bem geladinha e tinha um gostinho delicioso... Como eu amava tudo isso!

No lanche da tarde, todo mundo se aproximava da garrafa de café para tomar uns golinhos e relaxar. Às vezes, éramos até agraciados com uma chuvinha boa. Meu Deus, Sentir o cheirinho de chuva, de terra molhada, o barulhinho nas telhas era uma sensação inexplicável! E para completar, a dona da desmancha adoçava ainda mais aquele momento servindo-nos rapadura com farinha, era muito gostoso. Como eu queria voltar no tempo...

Para finalizar o nosso belo dia, os homens tocavam as músicas da época no violão e nós cantávamos até enjoar. E era assim que findava mais um dos dias maravilhosos no aviamento do seu Chichico.

 

  Aluna: Roberta

  Turma: 8º ano B      

  Professora: Rôsicléia

 

Parabéns Roberta!

Parabéns Rosicléia!

Parabéns a todos os professores do município de São José do Piauí!

Parabéns a todos os alunos da U. E. M. Severo Eulálio que participaram da Olimpíada de português/2016 (5ª edição).  

 

 

Fonte: Teresinha Ferreira - Diretora Adjunta / U. E. M. SEVERO EULÁLIO

No dia 22 de Abril de 2016, o Governo Municipal Sempre Presente através da Secretaria de Educação, realizou o III Seminário Municipal do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

O evento foi realizado com o objetivo de socializar os resultados das ações do PNAIC, bem como suas contribuições para a alfabetização de crianças, para organização do planejamento escolar, da proposta curricular, para a melhoria dos processos de avaliação da aprendizagem e para organização das ações de formação contínua de alfabetizadores.

Do momento participaram os professores da rede municipal de ensino, gestores escolares e autoridades públicas. Os professores alfabetizadores apresentaram seus relatos de experiências socializando a prática profissional a partir dos estudos e reflexões feitas no curso.

O III Seminário Municipal do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), sendo parte integrante dos processos de formação do PNAIC, é um evento formativo com o objetivo de estudar, debater e conhecer temas da área da alfabetização.

 

Fonte: Adaiane Bezerra Borges

A Prefeitura Municipal de São José do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação, tem garantido o pagamento do novo Piso Nacional dos Profissionais do Magistério. Já neste mês de janeiro efetuou o pagamento do reajuste do piso salarial aos professores da rede municipal de ensino. 

A gestão do prefeito Atino Bezerra vem pagando rigorosamente o piso salarial nacional aos professores. O gestor destacou que o reajuste traz impactos no orçamento do município, mas que a prefeitura está cumprindo com a lei. “Todo e qualquer reajuste traz impactos no orçamento da gestão. No entanto, é lei e tem que ser seguida. Além disso, nosso Governo Municipal Sempre Presente tem procurado valorizar todos os profissionais da educação. E, o pagamento do piso representa um avanço para a educação do município”, afirmou o prefeito. 

Segunda a Secretária Municipal de Educação, Adaiane Bezerra, além do reajuste do piso o município tem garantido outros direitos aos profissionais da educação através do cumprimento do Plano de Carreira dos Profissionais da Educação de São José do Piauí, como capacitação em serviço e o pagamento dos percentuais de aumento salarial conforme a formação dos profissionais da educação da rede municipal.

 

Como uma das áreas prioritárias do seu governo, a prefeito Atiano Bezerra, vem desenvolvendo diversas ações que tem melhorado a qualidade da educação. “Nossa gestão tem buscado valorizar os profissionais da educação não só com reajustes salariais, mas com formação continuada e com a melhoria da estrutura física das escolas da rede. Essas ações têm contribuído decisivamente para que a população de São José do Piauí tenha educação de qualidade”, disse Atiano Bezerra.

FONTE: Folha Atual

 

Notícias mais vistas

  • Ordering
  • Title
  • Most Popular

Netão e Atiano inauguram ...

Por João Paulo Leal – Da Redação ...

REPRESENTANTES DA ...

Funcionários Públicos de São José ...

Prefeito Municipal ...

O Prefeito Municipal de São José ...

O Prefeito Netão Bezerra ...

O Prefeito Netão Bezerra esteve ...

O Prefeito Netão Bezerra ...

O Prefeito Netão Bezerra esteve ...

Prefeito divulga a ...

Foto: Thico Almeida   ...

Dentista e Enfermeira ...

Foi realizada dia 17/04/2017, uma ...

O Povoado Caldeirão dos ...

Nesta terça-feira, 28 de Março, a ...

Secretaria Municipal de ...

A Secretaria Municipal de Saúde ...

Secretaria Municipal de ...

A equipe da Secretaria Municipal ...

Secretaria de ...

No dia 1º de julho de ...

ACOLHIDA AOS IDOSOS ...

A equipe da Secretaria Municipal ...

Serviço de Convivência e ...

No dia 03 de novembro a equipe da ...

ENCERRAMENTO DAS ...

 A equipe da Secretaria de ...

A SECRETARIA MUNICIPAL ...

No dia 12 de abril em que a nossa ...

Destaques

A SECRETARIA MUNICIPAL DE ...

No dia 12 de abril em que a ...

ACOLHIDA AOS IDOSOS ...

A equipe da Secretaria ...

A equipe da Secretaria ...

A equipe da Secretaria ...

Secretaria Municipal de ...

A equipe da Secretaria ...

ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES ...

 A equipe da Secretaria de ...

Quem esta Online

Temos 77 visitantes e Nenhum membro online

Localização

  • Av. Central, 309 - Centro São José do Piauí/PI CEP: 64625000
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • (089) 3447-1214

Who's Online

Temos 77 visitantes e Nenhum membro online