Sobre o Município

PROJETO RONDON NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO PIAUÍ - PI

Geral - 27/07/2019

O Município de São José do Piauí recebeu no mês de julho de 2019 representantes do Projeto Rondon através da Operação João de Barro.

...

O MUNICIPIO DE SÃO JOSÉ DO PIAUÍ recepcionou do dia 14 a 26 de julho de 2019  duas equipes de alunos e professores, uma do CENTRO UNIVERSITÁRIO MODULO de Caraguatatuba – SP e outra da PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL – PUCRS - de Porto Alegre - RS, conduzidos pelo Ministério da Defesa. Ao todo 21 pessoas (sendo 16 alunos, 4 professores e um representante do Ministério da Defesa)  que representam o PROJETO RONDON, projeto esse coordenado pelo Ministério da Defesa, atraves de uma ação interministerial e em parceria com governos estaduais, municipais e Instituições de Ensino Superior (IES), através da Operação "João de Barro" que foi desenvolvida em 12 municípios do Estado do Piauí.

Esse projeto tem como objetivo contribuir com o  desenvolvimento  social e econômico, atraves do desenvolvimento local sustentável, o  bem-estar  social, qualidade  de  vida e a promoção da cidadania, usando as habilidades universitárias. Além disso contribui para a formação do jovem universitário como cidadão.

São José do Piauí esta de parabens por fazer parte destes 12 municipios piauienses a ter o privilegiado de recebe as equipes do Projeto Rondon que desenvolverão varias ações no municipio como: Oficinas (cuidadores de idosos, sabores regionais, Plano Diretor, manutenção basica de computadores, microempreendedorismo individual, cooperativismo, Programa nacional de alimentação escolar, atendimento ao publico, pensando o futuro, cerimonial para eventos, blog participativo, comunicação publica, imposto de renda, orientação financeira, teatro e dança, orientação para conselheiros municipais, jornal mural, feito à mão, sabão ecologico, motivação para educar, plano de negocios, generos textuais, primeiros socorros, trabalhando a adolescencia, redação do ENEM, buling e educação inclusiva, gestão de conflitos, internet); Orientações sobre o Bolsa Familia; Encontro de Saúde com as equipes que trabalham na saude; Cine Rondon; Tarde da mulher; Construção de fossa de bananeira; Caminhada ecologica; Gincana Cultural; E para finalizar esse momento impar para a população são joseeense foi realizado uma grande noite cultural no Ginásio Poliesportivo da cidade.

Foto: Thico Almeida

Foi uma experiência transformadora para nosso povo, o conhecimento, interação e troca de experiências proporcionaram maior desenvolvimento social e econômico para São José do Piauí – PI, e renderão frutos para o desenvolvolvimento de ações com benefícios permanentes para a população saojoseense.

Jaqueline Barbosa, Controladora Geral do município.