Portal de Serviços

Portal de Serviços Públicos - Lei Nº 13.460/2017

PAIF – SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA

O que é?

É um dos principais serviços ofertados na rede de proteção da Assistência Social (AS). O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

Etapas para a realização deste serviço

Acolhimento, triagem e encaminhamento imediato

Prazo Máximo para Prestação do Serviço

Imediato.

Requisitos

Atender os critérios do público-alvo

Forma de Atendimento Presencial

Coletivo, individual, visita domiciliar, atendimento remoto

Regularidade da Oferta

De segunda a Sexta-feira, das 08:00 às 13:00h

Taxa / Tarifa

Gratuito.

Formas de Prestação de Serviços

Acolhida, estudo social, visita domiciliar, orientação e encaminhamentos. Acompanhamento familiar. Atividades comunitárias e campanhas socioeducativas. Promoção ao acesso à documentação pessoal. Mobilização e fortalecimento de redes sociais de apoio. Desenvolvimento do convívio familiar e comunitário e mobilização para a cidadania. Conhecimento do território. Cadastramento socioeconômico. Elaboração de relatórios e prontuários. Notificação da ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social. Busca ativa.

Informações de Acesso

Demanda espontânea, busca ativa, acompanhamento familiar e encaminhamento da rede socioassistencial e encaminhamento das demais políticas públicas.

Metodologia Utilizada

Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais

Locais de prestação do serviço

Centro de Referência da Assistência Social – CRAS

Prioridade de Atendimento

Regra geral de atendimento por ordem de chegada, mas ressalvados os casos de urgência e aqueles em que houver possibilidade de agendamento, devendo ser asseguradas as prioridades legais às pessoas com deficiência, aos idosos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas com crianças de colo.

Previsão de Tempo de espera para o atendimento

Em média 20 minutos.

Padrão de qualidade esperada

Excelente.

agendamento

No Centro de Referência da Assistência Social-CRAS, rua Antônio Bezerra, nº 195, centro, de segunda a sexta, das 08:00 às 13:00h.

Entidade/Órgão Responsável

SECRETARIA MUNICIPAL AÇÃO SOCIAL, TRABALHO E CIDADANIA

Endereço: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Rua Antonio bezerra, 195 bairro centro
Setor Responsável: SECRETARIA MUNICIPAL AÇÃO SOCIAL, TRABALHO E CIDADANIA
Horário de Atendimento: 08:00 ás 12:00

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